terça-feira, 23 de abril de 2013

Boa-noite a todos amigos leitores participantes desse blog. O post de hoje trata-se de um texto escrito já há algum tempo e que encontrei  em um caderno. O mesmo pedia para ser publicado porque se encaixa perfeitamente no quadro em que estamos inseridos hoje; o da violência sem limites, o da maldade desumana que ceifa milhares de vidas nesse país dito maravilhoso, "gigante pela própria natureza" que não cuida bem de seus filhos. E olhem que o texto foi escrito há mais de dez anos e já se estampava essa impunidade e decadência da qualidade da espécie humana.
A intenção era comentar um outro livro lido, porém não encontrando no momento as anotações necessárias, passo a discutir esse assunto polêmico que ocupa boa parte da mídia com  sua  exposição.Espero que gostem...










MUROS E GRADES


Já há algum tempo, a população brasileira vem sendo obrigada a transformar seus lares em verdadeiras prisões particulares.
Para os mais privilegiados, o sistema é sofisticado e envolve desde a construção de fortalezas e equipamentos de vigilância à contratação de profissionais privados do ramo, no que há empresas que se destacam com brilhantismo enquanto outras sofrem com as irregularidades e distorções de caráter dos seus próprios funcionários.
A grande pergunta sem resposta até o momento é: como a violência pôde crescer de forma tão assustadora quando os cidadãos pagam altos preços por segurança pública que abriga em seu ministério centenas de especialistas?
A questão é complexa e parece insolúvel, hoje temos medo de tudo; de sair, de viajar, de ficar em casa, pois não temos a tranquilidade necessária em lugar algum. Mesmo nas pequenas cidades, se compararmos o modo de vida de outras épocas, verificaremos que a paz foi absorvida pelos latrocínios, sequestros, roubos e até crimes hediondos. Este milênio apresenta-se assustador e nos revela que sequestros não ocorrem apenas com milionários ou com aqueles economicamente mais favorecidos, aliás,  porque esses têm um esquema de segurança a toda a prova está se tornando mais difícil abordá-los e a solução para os marginais é atacar as pessoas da sofrida classe média hoje sobrecarregada com uma carga tributária abusiva e  injusta. Esses cidadãos se tornaram o alvo para aqueles que querem garantir dinheiro rápido com maior facilidade.
Matéria de grandes revistas, esse tema polêmico muitas vezes abordado não registra o início de tanta violência contra o ser humano.
As causas são inúmeras: sem dúvida alguma, em lugar de destaque estão as famigeradas migrações desordenadas para  capitais sem estrutura para recebê-las no aspecto de Moradia, Segurança, trabalho, Saúde entre outros, ressaltando-se sobremaneira como as grandes vilãs, geradoras deste verdadeiro câncer social e moral que devora pouco a pouco a nossa tranquilidade, aliadas à falta de cultura e Educação que fazem muita falta ao aprimoramento do homem, principalmente ao atual.  A desestruturação familiar  que lota orfanatos, joga nas ruas crianças na mais tenra idade, ambulantes, flanelinhas, pedintes, artistas populares  no mundo negro do subemprego  já é um passo para a marginalidade e para o crime...
Os motivos são tantos que fogem ao controle das leis e da sua aplicação real, a verdade é que a qualidade humana, dita racional, está deixando muito a desejar num momento em que religiões proliferam em cada canto das cidades. Nunca se falou tanto em preceitos morais e passagens bíblicas como hoje, entretanto, apenas da boca para fora, a miséria econômica e intelectual da massa vem ocasionando o aumento no índice de crimes, roubos, vandalismos e outras feridas mais. Grupos milionários certamente sobrevivem e tiram benefício dessa situação caótica.
Muros e grades não são a solução para o problema, serão sim, responsáveis pela criação de um novo homem: neuro-psicótico temendo até à morte o seu par...


Digite seu comentário, ele é muito importante...