terça-feira, 22 de outubro de 2013

Este texto vai para meus alunos da 3ª série E do Ensino Médio cujo tema proposto era a relação intrínseca que existe entre o estudo e a correta transformação exercida no meio ambiente através do trabalho. Uma questão muito importante e que tem sido pouco valorizada pela sociedade em geral.e que  é de relevância para todos nós, cidadãos que habitamos o planeta Terra...

Trabalho que destrói...

Muitas teorias e definições sobre o trabalho do homem e sua transformação na natureza  já foram elaboradas por diferentes autores e pensadores, cabe a nós, cidadãos conscientes de cada lugar aprendermos com elas e aplicá-las na prática.
A atividade humana abre seus leques por todos os setores da sociedade, e seja ela agrícola, de extração, industrialização, manufaturação etc. faz-se necessário, acima de tudo, o uso da ponderação, do bom-senso e da ética na manipulação dos nossos ecossistemas.Nesse aspecto é que se torna necessário um  estudo que não  proporcione apenas  cultura e conhecimento, mas que produza pessoas críticas, que aprendam a pensar e a agir racionalmente.
Ultimamente, a paranoia do poder, da competitividade sem princípios no intuito de enriquecimento econômico, têm levado o homem a não preservar o habitat em que vive, numa depredação insana e  contínua  que não valoriza nem cuida das riquezas naturais e os recursos, sejam eles renováveis ou não. Dessa forma, a febre que atinge o mercado imobiliário, por exemplo, não favorece a intenção de contratar em seu quadro de funcionários um engenheiro ambiental ou um ecologista, pois estes profissionais não admitiriam a expansão de edificações próximo a mananciais, exigiriam várias adequações que não seriam interessantes do ponto de vista financeiro das grandes empresas. Do mesmo modo, grandes empreendimentos de extração vegetal e mineral negam terminantemente o exercício da ética sobre o que podem retirar do solo, ignorando também o uso da coerência sobre os locais onde não devem mexer. E nessa roda-viva o mundo vai capotando diariamente: são indústrias de produtos químicos que inescrupulosamente são criados a despeito de poluírem  rios, solo, água, causando doenças e destruição a sua volta; extração de recursos não renováveis que violam os oceanos; expansão demográfica induzida inescrupulosamente para sustentar o enriquecimento de grandes empreendedores inchando desnecessariamente o espaço urbano causando problemas ambientais relacionados à degradação da meio através da exacerbada pavimentação de vias, desmatamento irregular que tem dilapidado a mata Atlântica ao longo dos anos e, sobretudo sobrecarregado a atmosfera de gases altamente tóxicos.
O questionamento a ser feito  é no sentido de encontrar um porquê para tudo isso, pois, se certamente nossos empresários, em sua grande maioria, são formados, educados  em excelentes escolas e universidades qual a razão de não porem em  prática o que aprendem na teoria? 
A reposta é bastante simples: a ganância pelo dinheiro, a loucura pelo poder e a cultura do ter ao  invés de ser simplesmente um homem, animal racional que insiste em ser irracional.