segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Boa-noite, amigos que leem os meus textos e acompanham este blog. Que momentos atribulados são esses em que vivemos hoje, não? O tempo é escasso, ouço todos dizerem a minha volta, seja no trabalho ou em casa: "Falta pouco, o ano já termina!" E nada! Dias cheios pela lida incansável que tenta vencer as horas, o descanso mal descansado, sono agitado pelas preocupações e quando menos se espera:









NÃO ME DEI POR MIM


Hoje fui dispensada mais cedo do trabalho por falta de energia elétrica na escola onde leciono. À noite, não há como ensinar sem claridade.
Todos saíram alegremente, principalmente os alunos que, cansados do trabalho, não vêm animados para as aulas. Corre-corre no escuro para guardar os livros e Diários de Classe e, em instantes, já estou no carro a caminho de casa. Venho compenetrada no trânsito, vira daqui, acolá e de repente, vejo a erguer-se imponente perante meus olhos uma grande árvore natalina, aos fundos do Shopping. Linda em sua simplicidade de detalhes, transmitiu-me instantaneamente, numa questão de segundos, a mensagem da proximidade do Natal e a iminência do fim de mais um ano. O grande laço vermelho ao alto, tocou fundo o meu coração, assim como a grande quantidade de pequeninas luzes piscando intermitentemente. Sinto, nessas horas, a tristeza trazida por todos os finais de ano carregando consigo mudanças radicais em nossa vida cotidiana. Pessoas com quem convivemos diariamente serão de nós apartadas e, sabe Deus quando, as veremos novamente. A sensação de fugacidade do tempo traduzem a incerteza a respeito do destino das vidas humanas que vão e vêm sem aviso prévio algum. Para falar a verdade, divagando em pensamentos, nem pude perceber toda a decoração da imensa árvore de Natal, pois logo o farol abriu e mergulhei em seu verde a caminho de casa que pude alcançar em mais duas curvas.
Porém, a sensação de perda com a proximidade do Natal não passou, ficou em mim presa e tive a certa impressão de que guardarei na lembrança como em todos os outros anos a grata recordação de todos com quem convivi em 2013...