quarta-feira, 14 de outubro de 2015





Boa-noite, amigos leitores. Faço hoje republicar aqui neste espaço, um texto que escrevi há tempos para homenagear aqueles que realmente se dedicam a sua missão de mestre, de educador. São palavras de agradecimento e admiração aos que desejam construir um mundo melhor, e, isso só se consegue através da educação, da lapidação do ser humano...




Alguém já disse uma vez: “Semeia, semeia mestre. No grande Cosmo , tu és  semeador, tu és a presença. Não podes fugir à realidade de semear... Não digas o solo é áspero...O sol queima... Não é tua função julgar a terra, o tempo, as coisas. Tua missão é semear.”
Mais importante do que a semente a ser lançada no solo é o exemplo que tens a dar. Sobretudo o exemplo da importância de dar amor. Hoje, lanças o germe, joga-o na terra inculta e seca e todos os dias rega-a para que ele se reproduza, cresça e dê lindas flores para enfeitar a vida e dar alegria às pessoas.
Se a semente não vingar por ter caído entre pedras ou em ambiente árido, não te desesperes: tenha a certeza de que seu exemplo de humildade ao lançá-la sem presunção, será visto e admirado.
Porque aquele que cultiva amor, com amor será recompensado. Aquele que ensina a amar, por todos será amado. Aquele que age com simplicidade, por todos será entendido.
Não creias que tua missão é fácil: é uma das mais difíceis tarefas que existem na face da Terra. Por vezes terás medo de não conseguir lançar a semente, por outros,  perceberá que muitos obstáculos deverão ser transpostos para que possas semear.
Procure conhecer o solo em que trabalhas sem, contudo, discriminar este ou aquele chão, na tua função de mestre e ao mesmo tempo aprendiz; muitas vezes poderás errar sendo surpreendido com uma bela flor que nasce em campo estéril e aparentemente infértil. Na tua função de preparador do solo é teu dever cuidar dele adubando-o, regando-o até que se torne apropriado para o plantio, bem como é tua missão saber que todo o chão pode produzir diferentes tipos de flores, desde que não descuides dele.
Não demonstres preferências ou apego a determinado solo, semeia em todos eles para que obtenhas um belo jardim florido.
Não reclame das dificuldades e das adversidades. Se há muitas pedras no teu caminho, procure retirá-las com paciência e determinação; se a semente cai entre a vegetação impiedosa que tenta sufocá-la e impedir que nasça, ajuda-a para que respire e cresça, assim como é teu dever separar a boa semente da erva - daninha que nunca deve ser lançada e sim, arrancada quando necessário se nascer entre as flores...
E nunca se esqueça:
O bom ensinamento transforma, lapida, fortalece. O bom exemplo será seguido e multiplicado. O altruísmo de tua ação salvará a Terra e todos os homens que nela vivem...